Histórico
A TV Tradição surgiu no final de 2009 com a ideia central de realização de cursos à distância no meio tradicionalista. A partir de meados de 2010 a ideia evoluiu e migrou para a constituição de uma televisão focada no segmento da cultura gaúcha. No primeiro momento foi estabelecida uma parceria entre a TV Tradição, o Centro de Ensino, Tecnologia e Inovação e a DTHi. Passou-se então a transmitir programação produzida pela TV Tradição que era captada por antena pela DTHi que operava com o satélite Estrela do Sul.
Com as dificuldades encontradas tanto pelo CETI, quanto pela DTHi, a TV Tradição viu-se na condição de migrar sua programação para a internet a partir de novembro de 2010. Com um estúdio instalado na cidade de Novo Hamburgo e outro em Porto Alegre, a TV Tradição permaneceu com transmissões de eventos do MTG-RS e da CBTG, além de distribuir, via YouTube, inúmeros vídeos desses eventos.
Institucionalmente a TV Tradição foi constituída pela CBTG, pela Fundação Cultural Gaúcha e por três investidores individuais que garantiram a sua manutenção e atividade neste período inicial.
Finalidade
- Transmitir ao vivo ou não, eventos realizados pelas instituições tradicionalistas (CTG’s, RT’s MTG’s ou CBTG);
- Ministrar cursos no sistema de Educação à Distância (EAD) que interessem aos tradicionalistas;
- Transmitir programas, da área campeira, esportiva, artística, cultural ou de entretenimento, que valorizem e divulguem a cultura gauchesca.
Metas
- Transformar-se no principal meio de divulgação da cultura gauchesca por meio eletrônico;
- Servir de canal de comunicação entre as diversas instâncias do tradicionalismo gaúcho, visando o aprimoramento do sistema de Movimento Tradicionalista Gaúcho espalhado pelo mundo.